A louca e o ouro

15 fev

Série: Once Upon a Time
Episódio: #12 – Skin Deep
Temporada: 

Canal de Exibição: ABC
Spoilers: SIM
Estrelas: 3 em 5

Era uma vez… a Bela e a Fera. Dessa vez, o conto vem recheado de mil referências. Eu gosto do mix de personagens que Once Upon a Time tem mostrado, mas acho que os roteiristas erram a mão na quantidade de informações. Aos montes elas são jogadas e continuam sem amarras. Lost manda lembranças.

No episódio Skin Deep, Bela é uma princesa que se entrega à ‘Fera’ para salvar o reino do pai de um ataque de Ogros. A Fera, no caso, é Rumpelstiltskin, que leva o apelido de monstro por assumir uma aparência cada vez pior desde que recebeu os poderes que o transformaram.

A história, só de longe, lembra o conto da Bela e a Fera. Após se entregar, a princesa passa a morar e a conviver com a Fera. Daí surge a afeição. Apesar da péssima aparência, Bela passa a trocar segredos com Rumpelstiltskin. Quando a mocinha descobre que a fera tem um filho, troca sua liberdade pela chance de saber mais detalhes sobre o lado humano de monstro.

No entanto, Bela é influenciada pela Rainha Má, quando essa revela que a cura para uma maldição é um beijo do verdadeiro amor. Apaixonada e acreditando que Rumpelstiltskin está amaldiçoado, Bela lhe dá um beijo, mas a Fera o recusa por dar mais valor aos seus poderes que ao amor.

Enquanto a Bela e a Fera acontece em outros tempos, em Storybrook, Mr. Gold vai atrás do florista que roubou sua casa e tomou um ‘bem precioso’ dele. Após as buscas, ele encontra o florista (ao que tudo indica, o pai de Bela) e o espanca até que Emma, a xerife da cidade, aparece e leva Gold preso. Lá, ele recebe a visita da Rainha Má, que entrega o ‘bem precioso’ em troca da resposta de uma pergunta. O tal ‘bem precioso’ é uma xícara lascada, que segundo Bela, ao deixá-lo, “é a única coisa que [Rumpelstiltskin] terá, um coração vazio e uma xícara lascada”.

Na última cena do episódio, Regina faz uma visita ao que parece ser o hospício de Sotrybrook. E lá, enclausurada, está a jovem Bela.

E eis o conto de fadas sem final feliz.  Agora, vamos às entrelinha de Once Upon a Time.

Achei interessante a pergunta de Regina a Rumpelstiltskin: Qual é o seu nome? Quem conhece o conto de fadas de Rumpelstiltskin sabe que quando o nome do duende é descoberto, o negociante livra-se dos pagamentos devidos a ele. Será o caso? Rumpelstiltskin respondeu. Até agora Regina não fez nenhum pacto com o inimigo, mas nessa guerra declarada entre os dois, isso pode significar uma vitória?

Certas referências também me chamaram atenção. O episódio começa com o rei anunciando que a cidade de “Avonlea caiu” e, quase no fim, vemos Rumpelstiltskin retirando um cálice de ouro do pedestal e colocando a tal xícara lascada em seu lugar. Já na Promo do próximo episódio, uma ‘sereia’ sai de um lago enquanto o Príncipe deixa uma espada cair. PRA MIM É DEMAIS! Tudo indica Rei Artur. Mas, sobre isso, paira a grande dúvida. A história de Camelot e do Rei Artur nunca foi registrada pelos irmãos Grimm. Até que ponto o seriado é fiel somente aos contos de Grimm? No episódio Skin Deep, a Rainha Má comenta sobre o encontro com ‘uma sereia’, mas as cenas da promo me deixaram confusa quanto ao aparecimento da nossa Pequena Sereia. Bom, vale esperar para ver…

Uma resposta to “A louca e o ouro”

  1. Isa 31 de maio de 2012 às 13:55 #

    Porque o preço de Rumplestiltskin sempre é uma pessoa? quem sabe me dizer..não entendo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: