Uma é sempre, duas é demais…

25 abr

Série: House
Episódio: #19 – The Last Temptation
Temporada: 7ª
Exibido em: 18/04/2011
Canal de Exibição: Fox
Spoilers: Sim
Estrelas: 4 em 5

Lembro de comentar aqui no blog quando confirmaram o retorno da médica Thirteen que não sabia se haveria espaço para tanto batom no elenco de House. Pois em ‘The Last Temptation’ tivemos a certeza que a proporção de mulheres na série é de 2 para quantos machos precisarem. Cuddy e Cameron, Cuddy e Thirteen, ou, se ela for boa mesmo, admitimos um trio calcinha por uma ou duas temporadas. Então, no início do último episódio, quando começaram a colocar em xeque a estadia de Masters na equipe, pensei ‘adeus, volte em algum episódio especial’.

A história desse adeus foi bem bacana, na verdade. Às vésperas de se formar como estudante de medicina, a médica crânio precisa escolher entre ficar na equipe de House ou se especializar em outra coisa, como cirurgia. O nefrologista quer a ruiva no time dos especialistas, então até abre uma vaga especialmente para ela, mas para conseguir preencher os requisitos necessários, Masters passa o episódio inteiro em conflitos éticos e emocionais.

Ora escolhendo a cirurgia, ora correndo para a sala de operações do paciente com o caso bizarro da semana, Masters indaga colegas e a própria sanidade sobre se deve ou não aceitar e permanecer na equipe de House. E quando escolhe, é demitida, para logo ser readimitida, para instantes depois perceber que talvez seja muito ‘certinha’ para o cargo.

Como ela chega nessa conclusão? Deixando-se cair na tentação de tomar ações que seu chefe tomaria para salvar uma vida, ou seja, mentindo e manipulando. A paciente era uma mera jovem de 16 anos, que como Masters tinha muitas responsabilidades desde sempre. Como atleta de Vela, tudo que a garota queria era que descobrissem logo o que ela tinha para ela quebrar um recorde ao dar a volta ao mundo em sua modalidade. Mas o recém-descoberto câncer nos ossos acaba atrasando esses planos, e a saúde e futuro da paciente depende de uma amputação do braço, ferramenta do corpo de fundamental importância no esporte que ela tanto se dedica.

Mais uma escolha introduzida no episódio. Porém, ao contrário de Masters, a atleta tem certeza que quer o recorde, e o futuro – e câncer – pode esperar. Embora a equipe de médicos alerte que isso vai matá-la, a garota e os pais decidem apostar no destino.

Masters, diante de tudo isso, age no impulso tão característico de House e simula, engana e – com uma autorização dos pais diante o medo – amputa o braço da jovem.

O final que segue esse evento é recheado de choro e rancor. E nem o agradecimento dos pais da paciente tira de Masters o peso daquele conjunto de ações ‘ala House’, e ela recusa o convite de fazer parte da equipe de médicos especialistas em tratar o bizarro.

Ao som de ‘You can’t always get what you want’, a atriz Amber Tamblyn  se despede da série. E você não sabe se a música é somente para House – que perdeu uma boa funcionária – ou para Masters – que não tem o necessário para segurar um trabalho que ela claramente curte.

A única certeza é que nessa rodada Thirteen garantiu o posto da mulher número 2 admitida entre as paredes do hospital. Nem sempre gostei da Masters, ela era cansavelmente ‘certinha’, mas ainda era mais simpática à ela do que a Thirteen. Então, da minha parte, fiquei triste com a troca. Ou seja, no final, senti que foi especialmente pra mim o ‘You can’t always get what you want”. Quem disse que a série não é interativa!

OBS: Deixemos claro que a saída de Amber foi devido a um projeto de uma nova série para a atriz. Se dependesse dos produtores de House, ela permaneceria por mais tempo na série.  

**ao som de Unpretty, by TLC**

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: